A relação entre Nara Roesler e Amelia Toledo transcendeu a representação artística, estabelecendo-se em uma profunda amizade que floresceu ao longo de décadas e se iniciou em 1988, quando Nara apresentou uma individual de Amelia em sua galeria, à época ainda sob o nome de Galeria Montessanti. Mais do que galerista e artista, Nara e Amelia compartilhavam uma conexão genuína, permeada por admiração mútua e respeito.
A amizade entre Nara e Amelia era um testemunho de cumplicidade, marcada por incontáveis momentos compartilhados, conversas inspiradoras e a celebração da arte como um elo poderoso. Essa relação reflete o compromisso da galeria em cultivar laços duradouros com os artistas que representa, valorizando não apenas suas obras, mas também suas trajetórias e suas visões de mundo.
Essa relação íntima se manifestou no apoio incondicional à vasta produção de Amelia, cujas obras exploravam a natureza, a luz e a percepção com sensibilidade e inovação. Ao longo das últimas décadas, a Galeria Nara Roesler, desde sua fundação, dedicou-se a preservar e divulgar o legado de Amelia, reconhecendo a importância de sua obra para a história da arte brasileira.
Foram realizadas as seguintes exposições individuais: em 1988, na Galeria Montessanti em São Paulo e no Rio de Janeiro; "Das nuvens às cores do escuro”, Nara Roesler São Paulo, em 2001; ”Arte aventura”, Nara Roesler São Paulo, em 2004”; Diálogos de tempos e espaços”, Nara Roesler São Paulo, 2007; "vivAcor”, Nara Roesler São Paulo, 2009; "Amelia Toledo: 1958 – 2007”, Nara Roesler New York, 2021; "O rio (e o voo) de Amelia no Rio”, Nara Roesler Rio de Janeiro, 2023.